quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pano de Prato natalino!!!

Boa tarde amigas...
Muito trabalho nesta véspera de feriado?Espero que sim,tb estou na correria.Mas vamos ao que interessa...
Hoje trago pra vcs um pano de prato natalino,que fiz com um pap que coloquei aki,até mandei ele pra Noemi, junto com os mimos do sorteio,ela me disse que amou,eu tb...Vejamos...

Boneco de neve com patchcolagem!

Pano de prato com barrinha de triângulos!
 As fotos não ficaram muito boas,pq minha máquina não está muito boa,mas faz entender,né?
 Lembram  do pap que achei no blog Pano e papel,?Então,fiz algumas adaptações e coloquei o pap novamente pra vcs relembrarem,vejam:

Tutorial Pano de Prato com Triângulos (Prairie Points)

O tutorial é para mostrar como fazer um barrado de triângulos de tecido, muito comum nos trabalhos de retalhos brasileiros, principalmente em almofadas e tapetinhos. No patchwork, esta técnica é muito usada nas bordas dos trabalhos, e em inglês é conhecida como Prairie Points. Fica lindo, e é como um origami no tecido.
Vamos à receita!
Ingredientes:
- Pano de prato com ou sem os acabamentos 
- Poucos centímetros de tecido para a faixa
- Viés ou tecido na mesma metragem do comprimento do pano de prato, caso faça os acabamentos das laterais
- Bordado inglês com uma vez e meia a largura do pano de prato
Modo de Fazer:
1. Caso seu pano de prato não tenha acabamento, como o meu, faça a bainha de uma das laterais menores.
2. Corte no tecido uma faixa dobrada na mesma largura do pano de prato. No meu caso, usei um daqueles tecidos com faixas estampadas, e a minha dobra ficou exatamente na divisão das estampas.  Isso fará com que os triângulos fiquem diferentes, intercalados. Mas você pode usar um tecido de estampa única, e seus triângulos ficarão todos iguais. A largura da faixa fica à sua escolha. No meu caso usei 6 polegadas (Um pouco mais de 15cm).
3. Passe o ferro na metade da faixa, para marcar bem a dobra do meio. Abra a faixa e dobre um triângulo inferior, marcando a ponta para ter a medida de um quadradinho na parte inferior. 

 4. Com essa medida, vá tirando outros quadrados do mesmo tamanho e marcando as dobras, passando a ferro, somente na parte de baixo. Não é necessário usar régua para isso. Você pode ir dobrando um quadrado sobre o outro e passar o ferro.
5. Note as marcas abaixo do meio da faixa, que formam quadrados do mesmo tamanho.
6. Na parte de cima da faixa, marque a metade da medida do quadradinho, e obterá um retângulo.
7. A partir daí, vá marcando os mesmos quadradinhos, que vão ficar intercalados com os anteriores.
8. Após as medições vai ficar assim. Marquei com a caneta para melhor visualização (desculpe a imagem não muito boa, a máquina fotográfica não é das melhores...).
9. Recorte nas linhas marcadas. Atenção: os cortes devem ir somente até a faixa horizontal do meio. Despreze os dois retângulos  das pontas.
10. Agora comece a dobrar os primeiros triângulos. Em cada quadradinho de baixo, leve a ponta inferior direita para cima e para a esquerda, marcando com o ferro.
11. Já nos quadradinhos de cima, leve a ponta superior direita para baixo e para a esquerda. Essa sequência é importante para que, no final, as aberturas dos triângulos fiquem todas pro mesmo lado.
12. O próximo passo é dobrar cada triângulo ao meio, nas duas fileiras.
13. Após as duas dobras em cada quadrado, o resultado é este.
14. Agora, é preciso dobrar os triângulos inferiores para cima, e eles ficarão intercalados e lindos! :)
15. Agora vamos voltar ao pano de prato. Na barra já preparada, deixe direito para cima e faça uma marca um pouco menor que a largura do seu bordado inglês, subindo a parte inferior. Marque bem com o ferro.
16. Vire a peça para o outro lado, deixando direito para baixo, e faça uma dobrinha de mais ou menos um centímetro, para cima, fazendo um degrauzinho...
17. ... assim. Esta dobrinha vai servir, no direito, para acomodar o bordado e o barradinho, já fazendo o acabamento. Abaixo a peça já foi virada para o direito.
 18. Agora faça o acabamento lateral da faixa de bordado inglês. Franza a borda superior. 
 
 19. Distribua o bordado inglês já franzido ao longo da marcação inferior que você fez. Prenda com alfinetes.
 
  20. Agora distribua os triângulos por cima do bordado, tomando cuidado para nem o barrado nem o bordado ficar acima da marcação. Prenda bem com os alfinetes.

21. Nesta etapa você vai levar a parte de cima do pano de prato para baixo, dobrando exatamenten a marcação.
22. Ao passar a costura na marca que está em cima, você esconde no degrauzinho as bordas e já faz o acabamento de tudo.
Está quase pronto!

Para prender o degrauzinho na parte de trás, fiz pespontos à mão. 
Concluí fazendo os acabamentos das laterais e da parte superior, e em cada um usei um tecido diferente. Achei que ficou gracioso demais!
Um é meu, e o outro é para presente. Ainda há mais dois no forno. 
Detalhe: escondi atrás do bordadinho a minha etiquetinha, que como não podia deixar de ser, tem o desenho de um origami!
Espero que tenham gostado! 
 
Pronto, coloquei o pap novamente pra vcs relembrarem e ver as modificações e adaptações que fiz,aí ,vai de cada uma de vcs fazerem como quiser.Espero que tenham boas idéias e criem bastante neste feriadão!!!
Um grande abraço:Joelma Patricia!

Um comentário:

  1. Adorei os seus panos de copa. Muito original esses babadinhos ....e muito capricho !!!

    ResponderExcluir