sábado, 1 de dezembro de 2012

Pap de pano de prato com barrinha de triângulos!

 Bom dia meninas,como passaram a semana?
Muito trabalho,correria?Pois é,também estou correndo muito...
Hoje venho trazer a vcs, como prometido, um Pap que fiz,das barrinhas de panos de pratos com triangulos,procurei simplificar ao máximo,pra que todas vcs pudessem fazer(principalmente as amigas iniciantes).Pois procurei na net e só consegui achar aquele que ja compartilhei com vcs,mas acho que consegui simplificar bastante,pra qualquer pessoa fazer!!!
Então vamos ao Pap:
Primeira coisa é definir o tamanho da sua barrinha,a minha eu coloquei com o tecido com 15 cm de altura,pelos cms do pano de prato!Quando vc definir o tamanho da barra,lembre-se sempre,se vc colocar 15cm,qdo costurar as duas partes ficará com +- 13 cms depois de acabada!Sempre deixe uma margem de 1cm para as costuras,como serão duas,deixe 2cms..Bem, feito isso vamos ao pano de prato: medir 12cm de fora a fora no pano e marcar com giz,em cima da marcação colocar a barrinha de tecido do avesso e alfinetar ou alinhavar e passar uma costura com um pé de máquina.
Depois de costurado ficará assim!




Depois, vc vai passar o ferro pra vincar bem a costura.



Agora,dobre as pontas laterais e a de baixo e meça direitinho pra não ficar torto,novamente vinque com o ferro pra facilitar o trabalho,alfinete ou alinhave se quiser,ficando assim.


Agora vire pra ver se ficou tudo certinho,se positivo é só passar a costura nas laterais e na parte de baixo. Tem gente que já aproveita e coloca o passa fitas e outras coisas que desejam.Mas eu prefiro fazer separadamente,fica a critério de cada pessoa.
Depois de passado a costura vai ficar assim,já aproveitei e já coloquei um desenho com patchcolagem e bordei também.


Agora vamos aos triângulos,que nada mais é quadrados de 10cm por 10cm,ou de 8cm por 8cm ou de 6cm por 6cm,eu escolhi fazer os meus de 8 por 8,ai vc precisa calcular quantos quadradinhos vc precisará,no meu caso eu usei 6 quadradinhos,se vc optar por quadradinhos de 10cm,vc só precisará de 5 quadradinhos.É só calcular.
Depois de cortar todos os 6 quadrados,dobre-os pra formar um tiangulo grande,vinque com o ferro sempre.


Agora dobre todos novamente ficando um triangulo menor,repare que as rebarbas do tecido ficaram todas pra cima.
 
 Ficando assim,dobre todos e vinque com o ferro.
 Agora,todos dobrados e vincados.
Agora vamos colocá-los no panos de prato,alfinete todos ou alinhave se preferir...Ficando assim.
 Agora ,passe uma costura nos triângulos (esqueci de tirar a foto,rsrs,mas dá pra entender) e em seguida coloque o passa fitas em cima pra esconder as rebarbas dos triangulos,e tb passe uma costura em cima e em baixo.

Depois de costurado ficará assim.Repare que está com 6 triângulos,pois usei a medida de 8 por 8cm.
Agora reparem esse que usei a medida de 10 por 10cm,ficaram só com 5 triângulos.Fica a critério de cada uma de vcs.


Bom meninas espero ter ajudado,qualquer dúvidas é só perguntar que estarei aki!Bom final de semana a todas!!!
Um grande abraço:Joelma Patricia!

domingo, 25 de novembro de 2012

Pap pra fazer o seu próprio viés!

Bom domingo meninas...
Nas minhas andanças pela net,(na verdade foi no face da Tere) achei um Pap pra fazer viés super interessante e muito prático,como tudo na minha vida.Gosto de praticidade e rapidez,porque o nosso tempo é precioso né?Então vamos ao Pap...










 Prático né,chapinha tb serve pra passar viés,acabei de descobrir mais uma utilidade pra ela,rsrsrs...Bom,espero que seja útil pra vcs como foi pra mim!Um grande beijo a todas e uma semana maravilhosa e abençoada!
Joelma Patricia!!!