sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dicas preciosas sobre feltro!

Boa tarde galerinha...
Como tem passado?Espero que muito bem...
Na semana passada postei um pedacinho das dicas maravilhosas da amiga Érica Catarina,do blog Ei menina!.Venho dizer que estou imensamente feliz, pois ela passou aki no meu cantinho e deixou o ar da sua graça,rsrs...como sempre encantadora e perfeita em tudo que faz,mais uma vez Parabéns Érica,quando crescer quero ser igual você!!!
Enfim...vamos a mais algumas dicas preciosas da nossa amiga!
Vejam o que descobri com ela, juro que não sabia...


O avesso do feltro deu o que falar! rs...
Agradeço a visita e os comentários mega carinhosos que vocês deixam aqui, no Flickr ou por e-mail. São vocês que dão aquela injeção de incentivo e ânimo ao meu trabalho!
Obrigada!

Só para explicar melhor, reparem bem nas fotos o lado avesso e o lado direito do feltro para vocês terem ideia qual o lado usar!
Depois da primeira parte de dicas sobre artesanato com feltro (AQUI), vi o tanto que minha caixa de e-mails “pipocou” ainda mais com dúvidas. Então vamos à segunda parte!

Lembrando que essas dicas são as que eu uso no dia a dia para fazer o meu trabalho, não aprendi nada fazendo cursos, aprendi apenas pesquisando na internet e descobrindo algumas coisas por conta própria.

O feltro é um material colorido e com estampas das mais variadas que tomou conta do artesanato em geral, divertido e versátil ele é adaptável à uma série de técnicas e o melhor, é fácil de manipular pois não desfia e não precisa de um preparo anterior, como no tecido e é disso que falarei agora.

1 – O TECIDO NO FELTRO (como fazer para o tecido não desfiar)

A mistura do tecido com o feltro deixa o trabalho muito mais bonito, criativo, hamornioso e dá um toque especial ao trabalho, não fica chapado, se é que vocês me entendem. Na maioria dos meus trabalhos uso o tecido para imprimir essa característica, mesmo porque ainda acho que os nossos feltros estampados não são lá tão bonitos. Eu quero muuuito uns de tons pasteis com bolinhas. E aqui no Brasil ainda não temos! Bom, pelo menos nunca vi. Se alguém viu, por favor, grita aqui!
Pois bem, eu uso Termolina Leitosa na borda do tecido para não desfiar.
Risco o tecido com um lápis e na linha que foi riscada passo um pincel com termolina misturada com um mínimo de água, esse mínimo pode ser 2 a 3 gotas numa tampinha de termolina. Às vezes nem precisa de água, depende muito da consistência dela. Deixo secar bem e recorto depois. Para acelerar a secagem, use o secador! Aí é só casear! O tecido não desfia e o caseado fica muito fofo! Cuidado para não exagerar e passar muito, senão fica duro e difícil de casear! Não passe termolina no tecido todo, senão perde a maciez.

2 – PREENCHENDO COM OUTROS MATERIAIS

Lembram dos passarinhos que eu fiz, AQUI. As asinhas deles não tem enchimento acrílico, eu recortei a asa em tecido e no mesmo tamanho recortei em feltro. Fiz um sanduíche com tecido – feltro – tecido. E a asa ficou mais encorpada! Às vezes uso dois recortes de feltro no meio para ficar mais fofo!

Para o rabinho eu coloquei um papel mais durinho, pode ser cartolina ou um papel mais encorpado que você tenha em casa, como por exemplo o papel que vem nas caixas de cereais. Eles são firmes e ficam muito bom! Eu fiz outro sanduíche com tecido – feltro – cartolina – tecido. Aí você pode modelar! Eu enrolei no dedo sutilmente para dar um acabamento mais fofo e delicadinho!
É vivendo e aprendendo!

3 – UNINDO PARTES COM O CASEADO

Esta é uma das dúvidas que vira e mexe aparece na minha caixa de e-mail!
“Érica, como faço para unir as partes da cabeça se há orelhas entre elas?”
Oh, céus! Oh dúvida!

Eu poderia fazer um vídeo explicando, mas googlei e encontrei na hora.
Olha o vídeo que a querida artesã Priscila Cunha (expect no assunto) fez para ensinar direitinho e acabar de vez com essa dúvida: http://www.youtube.com/watch?v=QpBXqPqCVhc  


Está precisamente no minuto 6:45. Além do que, ela esclarece outros pontinhos também! Não há melhor explicação do que esta minha geeeente, então, treinem muito aí! 

Enfim...

Estou preparando o primeiro fascículo do meu trabalho. Cada fascículo levará o nome Catarina’s onde vou disponibilizar o molde e passo-a-passo dos meus trabalhos! A corujinha que fiz será o primeiro. Este será gratuito. Os próximos terão um custo! Aguardem!

Presentinho pra vocês:

Moldes de muitos bichinhos, inclusive do safari...
Adapte, redesenhe e façam um belo proveito! Guardem nos arquivos de coisas fofas! E façam!
Ah garimpem! Na internet tem muitas fofuras dessas! 
Elefantinho
Elefantinho - Molde
Zebrinha
Zebrinha - Molde
Girafinha - Molde
Girafinha - Molde
Cavalinho
Cavalinho - Molde
Letrinhas - Molde
Letrinhas - Molde
Flores - Molde
Ursinho Tilda - Molde
Bichinhos diversos
Bichinhos diversos - moldes
Cachorrinhos
Cachorrinhos - moldes
Cachorrinhos - moldes
Hipopótamo e Leãozinho
Hipopótamo e Leãozinho - molde
Macaquinho
Macaquinho - Molde
Macaquinho
Macaquinhos
Macaquinhos
Macaquinhos - molde
Ovelhinha
Ovelhinha - molde
Passarinho - Molde

Passarinho - Molde

Passarinho - Molde

Leãozinho

Tigre
Zebrinha
 
E vamos multiplicar o conhecimento! Vamos craftar!
Espero ter ajudado um pouquinho mais!
Beijocas e até às próximas dicas!
Bora pessoal,fazer essas lindezas...Porque com essas dicas a gente vai longe...
Obrigado Érica Catarina por dividir conosco todo seu conhecimento,e aguardem que ainda não acabou...Semana que vem, mais dicas dessa maravilhosa artesã!
Um grande abraço a todas:Joelma Patricia!